Análise da Conversação
(Contexto: W, B e F estão conversando durante o horário de almoço na empresa sobre uma colega de trabalho falante que não trabalha mais com eles).
/.../
T1 W: Ela é uma pessoa muitu fofinha:/ muitu [[simpática
T2 F: [[Ela éra muitu [[legal
T3 B: [[Eh q nu caso dela ela falava dima::is [[intendeu “
((falado muito rápido))
T4 W: [[Sériu?”
T5 B: Eu sô du tipu di pessoa [[assim oh (+)
T6 W: [[Graças a Deus
((inteligível))
T7 B: Repára (+) (+) Vocês qui jáh ficaram nu meu ladu / Repára (+) Você também (+) Mais você jáh tah passadu... ((em voz baixa)
T8 F: Muitu [[tempu
T9 B: [[linha dura (+) nãoé mais novidadi nenhuma ((sussurrando))
((risos)) (+)
T10 B: Eu: / eu sou uma pessoa qui EU falu bastanti / mas tem hora qui eu quero fica quiÉta / i tipu / não fala cumigu pur favor
T11 W: [[Shut up!
T12 B: [[Qui si eu tiver quieta i você tiver falandu eu vou ficar irritada,
T13 F: [[hmm (+)
T14 W: [[Ah: mas isso é normal di algumas mulheres / minha irmã porexemplo é assim, (+) Deus du [[céu ...
T15 B: [[Ahm minha mãe (+) ... você podi falar forever
((risos))
Análise
Nos turnos T1 e T2, a conversa já vinha ocorrendo, onde W descreve as qualidades e perfil de uma colega que não trabalha mais na empresa, e F confirma que realmente a colega mencionada tem as qualidades ditas.
Já nos turnos T3 e T4, B não espera F terminar o raciocínio e toma a posse de turno, (caracterizado pela a simultaneidade de vozes) e diz que não são apenas aquelas qualidades que a colega tem, lembra que a colega também fala demais, gerando o espanto de W quando este diz “sériu?”.
Nos turnos T5 e T6, B passa a auto descrever-se com alguns gestos, nítidos na pausa feita nessa hora. Após essa descrição de B, W complementa simultaneamente “graças a Deus” em tom de alívio e continua, entretanto não se percebe o que de fato quis dizer, pois, a fala ficou inteligível.
No turno T7, B chama a atenção para si novamente não só em palavras, mas também na maneira que faz a pausa em tom baixo com os outros participantes da conversa.
Nos turnos T8 e T9 entende-se que F tenha comentado e concordado com B, pois, teve o momento em que B fala sussurrando um comentário adicional relacionado à F dizendo que “isso já não é novidade nenhuma” à ele, haja vista o tempo que se conhecem, seguida por risadas e sussurros e pausa (na qual ela reorganiza o pensamento e sustenta o turno de fala).
Nos turnos T10 até o T13, B deixa claro que é o tipo de pessoa que gosta de falar bastante, porém, dá a dica e deixa claro sua postura se impondo e parafraseando enfaticamente (trecho em itálico). Em seguida W faz um comentário em inglês reforçando a ideia apresentada por B de maneira amigável. B se justifica afirmando novamente que não gosta que falem com ela quando estiver quieta, para não deixar dúvidas sobre o assunto. F faz um som irônico, seguido por pausa, subentendendo-se que acha tudo isso muito interessante e provocador.
No turno T14, após a pausa no turno anterior, W inicia um novo tópico discursivo dando continuidade na conversa de forma descontraída, falando que é normal a atitude de B, sendo típico do comportamento feminino, exemplificando.
No turno T15, segue uma pausa denotando afirmação e ao mesmo tempo de contestação, por parte de B, onde a mesma comenta que sua mãe é diferente e usa até uma expressão em inglês. Há outra pausa e depois conclui seu turno com risadas.
Passei por aqui para acompanhar as atividades do blog.
ResponderExcluir